Prefeitura de São Tiago, Estado de Minas Gerais

Redes Sociais

Para acompanhar nossas novidades e últimas notícias, não hesite em se inscrever em nossas páginas:

Informação Legal

2011-2024 | Direitos Reservados.
Site Criado pelo Setor de Tecnologia da Informação, Secretaria de Saúde de São Tiago.
Versão 2

O material deste site está liberado para reprodução. Contudo, deverá ser citado este portal como fonte de informação.

Política de Confidencialidade

Bandeira de São Tiago
Bandeira de Minas Gerais
Bandeira do Brasil
[PJ_Design]

Conselho Municipal de Saúde de São Tiago (CMS-ST)

O conselho municipal de saúde é visto como uma nova forma de Democracia Participativa, em que o Poder Público, ao invés de decidir unilateralmente, atrai os indivíduos para debates de interesses comuns, as quais deverão ser resolvidas mediante acordos. A participação da sociedade civil na elaboração de Políticas Públicas contribui para o exercício da cidadania e o controle social, essa expressão, passa a indicar que deve haver um controle do poder público pela sociedade, especialmente no âmbito local, na definição de metas, objetivos e planos de ação.

O controle social pressupõe um avanço na construção de uma sociedade democrática e que determina alterações profundas nas formas de relação do aparelho de Estado com o cidadão. Através da reforma e modernização do aparelho do Estado é possível se criar mecanismos capazes de viabilizarem a integração dos cidadãos no processo de definição, implementação e avaliação da ação pública.

Por meio do Controle Social crescente será possível garantir serviços de qualidade, pois a partir do momento em que o Estado deixa de participar, passando apenas a promovê-los e gerenciá-los, buscará ao mesmo tempo, o Controle Social direto e a participação da sociedade. Assim, a Reforma do Estado trará o fortalecimento gradativo de mecanismos que privilegiem a participação popular tanto na formulação quanto na avaliação de políticas públicas, viabilizando o controle social das mesmas.

Além disso, o controle social é uma forma de se estabelecer uma parceria eficaz e gerar a partir dela um compromisso entre poder público e população capaz de garantir a construção de saídas para o desenvolvimento econômico e social de uma determinada região.

Controle Social pressupõe, igualmente, que haja descentralização do Estado em direção à sociedade, ou seja, a participação da população na gestão pública e a possibilidade do cidadão em controlar instituições e organizações governamentais para verificar o bom andamento das decisões tomadas em seu nome.

Oferecer Controle Social à população é governar de modo interativo, equilibrando forças e interesses, e promovendo maior organização das diversas camadas sociais de forma a buscar melhores padrões de equidade. Enfim, descentralizar a administração, instituindo mecanismos de controle social e participação popular são maneiras eficazes de garantir a transparência e evitar a corrupção. Fonte: Wikipédia.

O último Conselho Municipal de Saúde de São Tiago foi empossado no dia 05 de Maio de 2022, após eleição na IX Conferência Municipal de Saúde de São Tiago-MG e terá duração de 04 (quatro) anos.

As reuniões ordinárias do CMS-ST acontecem na última terça-feira de cada mês, na sala de reuniões do Conselho Municipal de Saúde de São Tiago, situada à Praça
Ministro Gabriel Passos 114 - Centro, primeira chamada a partir das 13h30.

Atual Presidente do CMS-ST: EDSON
SANTIAGO DA MATA.

COMPOSIÇÃO POR PERÍODO:

COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE 2011-2013

COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE 2013-2017

COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE 2017-2022

COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE 2022-2026

REGULAMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE:

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

LEGISLAÇÃO DE BASE:

LEI 1.119 DE 08.07.1992 - CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

PORTARIA Nº 163/2017 - NOMEIA O CMS QUADRIÊNIO 2017-2021

PORTARIA Nº 045/2021 - NOMEIA O CMS 2021 (ATUALIZAÇAO)

RESOLUÇÃO CMS Nº 06/2021 - PRORROGA MANDATO DOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE ATÉ 31/12/2021

RESOLUÇÃO AD REFERENDUM CMS Nº 12/2021 - PRORROGA MANDATO DOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE ATÉ A REALIZAÇÃO DA IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE, A REALIZAR-SE EM 10/02/2022.

RESOLUÇÃO AD REFERENDUM CMS Nº 02/2022 - PRORROGA MANDATO DOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE ATÉ A REALIZAÇÃO DA IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE, A REALIZAR-SE ATÉ 05/05/2022.