Base Descentralizada SAMU 192 Centro Sul - São Tiago

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência - CISRU engloba a macrorregião de Barbacena, com mais de 51 municípios integrados. Coordena o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e é um programa dos governos Federal Estadual e Municipal que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência. Com estrutura bem montada e profissionais altamente qualificados, o SAMU 192 consegue reduzir sensivelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.

Ao chamar o SAMU pelo 192, o cidadão é atendido por técnicos de enfermagem treinados e por médicos reguladores que orientam de acordo com a situação relatada pelo solicitante ou enviam uma unidade para o atendimento.

A equipe do SAMU 192 é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores-socorristas.

Para o atendimento móvel, o SAMU 192 dispõe de dois tipos de ambulância: a Unidade de Suporte Básico - USB  e a Unidade de Suporte Avançado - USA (UTI Móvel). A USB é utilizada em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista e um técnico de enfermagem. Já a USA é acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista, um médico e um enfermeiro. (fonte: site CISRU).

Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) sob o número: 7003102.

Funciona de 24 horas por dia/ 7 dias por semana.

(32) 3339-5550.